Pimentões recheados
Diferente e muito bonito, esse prato faz presença na mesa. O recheio pode ser preparado com antecedência. Já os pimentões e folhas, acredito que fiquem melhores preparados na hora. Mas o preparo é tão rápido...
![](https://static.wixstatic.com/media/eabb4b_c00f997c2ab9484ab90556c1bd7543fb~mv2_d_3264_2448_s_4_2.jpg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/eabb4b_c00f997c2ab9484ab90556c1bd7543fb~mv2_d_3264_2448_s_4_2.jpg)
Ingredientes:
2 pimentões amarelos
2 pimentões vermelhos
500g de filé de porco processado
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
4 folhas de couve sem o talo picadas
1 batata doce picada em cubos bem pequenos
Azeite
Sal e pimenta do reino
1 col chá de curry
1/2 col. chá de páprica picante
1 col chá de gengibre em pó
4 col. sopa de molho ao sugo (receita aqui)
Folhas para refogar (brócolis, hortelã, espinafre e acelga)
1/2 col. chá mostarda em pó (para as folhas)
Semente de gergelim preto para finalizar
Preparo:
Retire a tampa dos pimentões e as sementes. Em uma assadeira forrada com papel manteiga, coloque os pimentões em pé. Se sentir dificuldade para mantê-los de pé, corte o fundo do pimentão com cuidado para não abrir um buraco.
Asse os pimentões em forno médio (pré-aquecido) por 15 min e reserve.
Enquanto isso, em uma frigideira grande refogue a cebola e o alho. Gosto de acrescentar todos os temperos nessa hora mesmo. A cebola solta um líquido que vai ajudar a dar sabor à carne. Quando a cebola estiver bem douradinha, jogue um pouquinho de água para aproveitar o fundo da panela (que também vai dar sabor ao prato), bem pouquinho mesmo. O suficiente para desgrudar os temperos do fundo.
Acrescente a couve picada e deixe por mais uns 2 a 3 minutos.
Acrescente a carne de porco moída e deixe cozinhar bem, mexendo de vez em quando. Deixe a carne ficar bem douradinha. Fica mais bonito e mais gostoso.
Acrescente o molho de tomate e verifique a necessidade de acrescentar temperos (provavelmente, mais sal).
Em fogo baixo, acrescente as batatas picadas em cubos bem pequenos e, se puder, tampe o frigideirão para facilitar no cozimento das batatas, que deve levar uns 7 min. Se não tiver tampa, jogue um pouquinho de água (um dedinho mesmo).
Ah!! Mesmo com tampa, a batata deu uma grudadinha no fundo. Joguei esse dedinho de água, desgrudei todo o fundo e acabou que ficou ótimo! Fez um creme super saboroso.
Quando a batata estiver cozida, o recheio está pronto. Vale verificar novamente a necessidade de acrescentar temperos.
Recheie os pimentões e, novamente, leve ao forno médio (pré-aquecido) por aproximadamente 10 min.
Enquanto isso, corte as folhas em tiras grossas e refogue tudo junto em uma frigideira grande regada no azeite. Tempere com sal, pimenta do reino e mostarda em pó.
Para montar o prato, faça uma cama com as folhas refogadas, disponha os pimentões e polvilhe as sementes de gergelim. Se quiser, acrescente um pouco mais de molho de tomate sobre os pimentões. Pronto!
Até levei um aipim cozido pra mesa (sobras da geladeira), achando que a quantidade do prato não seria suficiente para a minha fome, pois o pimentão é leve e as folhas também, mas acredita que nem toquei no aipim?! Pois acredite, quantidade mais do que suficiente.