top of page

E depois?

Tão importante quanto concluir os 30 dias de eliminação do programa, seguindo suas regras e mudando nossos hábitos, é a fase seguinte: a de reintrodução dos alimentos. Se no dia 31, para comemorar seu esforço, você decide que vai comer de tudo, definitivamente, serão 30 dias de esforço jogados fora.

O objetivo do programa com esses 30 dias de eliminação é, de certa forma, desintoxicar seu corpo e prepará-lo para essa fase de reintrodução, que na verdade, é para a vida toda. Sempre que tomamos a decisão (sim, você decide se quer reintroduzir esses alimentos) de ingerir algo menos saudável, devemos saboreá-lo intensamente mas também avaliarmos seus efeitos no nosso corpo.

Então, não adianta comer tudo de uma vez pois você não vai saber o que te causou tal desconforto. O programa até sugere um planejamento para essa etapa em duas versões, rápida e lenta. Além de sugerir uma ordem para a reintrodução, deixando, por exemplo, o glúten por último. Eu entendi que eles sugerem uma ordem pois dependendo do alimento as reações podem durar mais tempo. Nós decidimos seguir uma ordem baseada no nosso gosto, mesmo levando mais tempo. Definitivamente, estamos muito bem seguindo o programa e, com exceção da cerveja ou vinho, esses outros alimentos não estão fazendo falta alguma.

Então, seguindo essa linha, comecei a fazer um planejamento dos alimentos que gostaríamos de introduzir nas nossas vidas, nem que seja para comer de vez em quando. Comecei então com a seguinte lista:

  1. Cerveja - porque amamos... rs

  2. Arroz integral - porque é um quebra-galho mesmo e vai na receita do meu pão sem glúten.

  3. Pão de inhame sem glúten - caseiro e perfeito, feito por mim depois de testar 50 mil receitas de pão sem glúten. Leva melado de cana na receita.

  4. Bolo de cenoura sem glúten - caseiro também e é sucesso aqui em casa. Leva açúcar demerara na receita.

  5. Mussarela de búfala - derretida na minha torrada de batata doce deve ficar show!

  6. Requeijão - usávamos tanto... ainda não sei ao certo se quero voltar.

  7. Hambúrguer - porque já testamos tudo antes e de vez em quando é bom, né? Ainda mais quando conhecemos um lugar fantástico com uma carne de verdade deliciosa.

  8. Leguminosas (Só por causa do milho mesmo. Não somos muito fãs de feijão, lentilha, grão de bico...)

Pensei em escolher um dia da semana para introduzir o novo alimento, seguindo Whole30 nos demais e observar o que o corpo diz. Seria mais umas 8 semanas de teste. 

 

Ok! Fiz todo esse planejamento mas acabou que não segui... No dia programado, acabo decidindo por não comer esse novo alimento. Estou começando a achar que só vou comer no dia que aparecer na minha frente e não tiver outra opção (o que é muito difícil, sempre tem uma). Mesmo assim, quando esse dia chegar será com consciência. Não vou misturar grupos de alimentos não testados ainda. E assim será nossa reintrodução alimentar.

Obs.: a única que não adiei foi minha cerveja artesanal que, definitivamente, não me faz mal algum. Acho que glúten líquido é diferente, hein?! Rs

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo

2016 Desafio em família. Criado com Wix.com

bottom of page