top of page

Nosso Planejamento

Nesse programa, se não se planejar vai acabar comendo batata doce e ovo cozido todos os dias. Ou vai acabar desestimulado por ter que ir pra cozinha durante a semana depois de um dia inteiro de trabalho (foi o que aconteceu comigo na primeira semana). Para esses cenários não acontecerem, tem que ter planejamento. Adiantar ao máximo no domingo foi essencial, diminuindo bastante o trabalho durante a semana. De acordo com o cardápio da semana, preparava com antecedência molhos de tomate ou à bolonhesa, maionese, carne moída, frango ou porco desfiados, arroz de couve-flor, ratatouille, purês ou algumas raízes cozidas, ou seja, alimentos que resistem à semana na geladeira sem perder sabor ou textura.

Elaborar um cardápio para a semana seguinte e, consequentemente, uma lista de compras, foi a primeira grande transformação da alimentação da minha família. Chega de ir ao mercado toda hora, chega de jogar produtos fora e chega de só fazer lanchinhos à noite (tapioca, requeijão, frios... Aff!!).

Ah!! Sem tantas extravagâncias com o uso de alimentos mais caros como aspargos e couve de bruxelas, minhas contas no mercado foram muito mais baratas. Outra diferença: como diminuiu a produção de lixo reciclável aqui em casa. Eram sacos e mais sacos por semana. Viu?! Ajudamos na saúde mundial também.

Pensar nesse cardápio não foi uma tarefa tão simples assim. Se pra quem come de tudo já é "difícil" seguir o programa, imagina pra quem não come ovo! A maior dificuldade foi planejar um café da manhã pra uma pessoa assim. Sem pão, sem leite, sem frios e sem café (pois não é bom consumi-lo junto com a refeição). Comer carne como proteína de manhã não é tão convencional assim pra gente. Então, comecei a estudar a quantidade de proteínas e carboidratos nos vegetais para tentar encontrar os de maior valor proteico. Daí veio mais um quadro resumo: o de valor nutricional dos alimentos, focando em proteínas e carboidratos.

Tabela nutricional para o Whole30

Com esse levantamento vi, por exemplo, que por ter mais proteína, o espinafre é uma ótima variação para o suco verde que costumava fazer apenas com couve. Acrescentar chia ou inhame cozido ao suco, além de dar uma cremosidade deliciosa, são ótimas fontes de proteína. Assim, nosso cardápio foi pensado a cada semana. 

Dicas gerais para seguir o programa:

No final desta página, acrescentei todos os quadros do nosso Whole30: cardápio de cada semana e a respectiva lista de compras. Mas antes disso, resolvi listar umas dicas que me ajudaram bastante.

  1. Colocar vegetais na torradeira é uma ótima e deliciosa maneira de substituir o pão no café da manhã ou em lanches. Tentei com batata doce, inhame e até beterraba!! Sério! Deliciosos com uma manteiguinha ghee e o ovo cozido (no meu caso.. rs).

  2. Os sucos. Não podia ficar só no suco verde. Foram boas e não tão agradáveis misturas mas acho que valeu muito testar. Um alimento ótimo para ser usado nos sucos é o inhame cozido. Dá uma cremosidade absurda ao suco e não dá gosto algum. Melancia com inhame e hortelã é delicioso!

  3. Gente, que combinação é essa que dá entre ovo e abacate?! Se você associa abacate só a doce, você precisa fazer uma limpeza na sua cabeça. Sério! Abacate com salgado é sensacional. Ovo frito com abacate é um escândalo. Desejava a hora de comer!!

  4. Outra coisa que pensei foi de usar todos os alimentos permitidos no programa Whole30 pelo menos uma vez em alguma receita. Assim, encontrei diversas receitas, fiz adaptações ao nosso paladar e foi sucesso!! Cada dia uma experiência diferente, surpreendente e maravilhosa!

  5. Todos os vegetais assados no forno ficam deliciosos: brócolis, couve-flor, pimentões, tomate, cenoura, abóbora e as diversas batatas. Jogar tudo no tabuleiro, temperar e assar. Mais fácil é impossível (fica  mais fácil sim.. papel manteiga é indispensável!).

  6. Aqui em casa qualquer tipo de purê é sucesso na certa. Como diminuir o trabalho na cozinha sempre foi minha missão, resolvi não descascar mais o alimento que será espremido para formar o purê. E não é que descobri que a casca de qualquer um não passa pelo espremedor manual?! Cozinho o alimento cortado em rodelas com a casca mesmo e após espremer uma porção, retiro as cascas que não passaram no espremedor antes de colocar mais uma leva do alimento no espremedor. Testei com batata inglesa, batata doce, batata baroa e com maçã.

  7. Panela de pressão é outra coisa indispensável. Refogar uma carne, jogar uns tomates, alguma batata ou aipim e fechar. Em no máximo de 40 min, dependendo da carne, temos um prato pronto de uma panela só.

  8. Falando em uma panela só, outro item que ajuda muito no dia a dia é um frigideirão. Usamos quase que diariamente, fazendo as carnes no centro e os vegetais ao redor. Com a tampa, então, tudo fica suculento.

  9. Outra dica que transformou minha vida foi usar a panela de pressão para fazer carne ou frango desfiado. Depois de retirada a pressão da panela, separado o caldo (que pode ser usado depois em outro preparo), fecha a panela de novo e sacode. Pronto! Tudo desfiado.  

  10. Adiantar ao máximo no domingo foi essencial, diminuindo bastante o trabalho durante a semana. De acordo com o cardápio da semana, preparava com antecedência molhos de tomate ou à bolonhesa, maionese, carne moída, frango ou porco desfiados, arroz de couve-flor, ratatouille, purês ou algumas raízes cozidas, ou seja, alimentos que resistem à semana na geladeira sem perder sabor ou textura.

  11. Maionese de abacate é fácil demais, dura a semana inteira na geladeira e uma opção curinga. Acrescenta um sabor sensacional a qualquer prato. 

O nosso Whole30 ficou assim planejado e registrado. Pra quem quiser inspiração, os cardápios e respectivas listas de compra estão aqui embaixo em mais quadros. As receitas que usamos são encontradas aqui.

Semana 1 - Whole30

Cardápio Whole30
Cardápio Whole30

Semana 2 - Whole30

Cardápio Whole30
Cardápio Whole30

Semana 3 - Whole30

Cardápio Whole30
Cardápio Whole30

Semana 4 - Whole30

Semana 4 lista de compras whole30
Semana 4 - Cardápio Whole30
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo

2016 Desafio em família. Criado com Wix.com

bottom of page